Em publicação na revista científica Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia, pesquisadores de Porto Alegre (RS) publicaram artigo onde recomendam uma metodologia para aprendizado e aprimoramento em cirurgia de base de crânio. Tal estudo se coloca como uma apresentação "a comunidade neurocirúrgica o novo “estado da arte” em laboratórios de cursos “hands-on” no Brasil, na Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná" (ISOLAN et. al;, 2022). Os autores ainda enfatizam
Para médicos residentes que desejam tratar cirurgicamente as patologias tão desafiadoras quanto os aneurismas cerebrais e os tumores da base de crânio, é essencial pelo menos 1 ano de treinamento em laboratório microcirúrgico. Dependendo da subespecialização, eles devem complementar seu treinamento em instituições em qualquer lugar do mundo que sejam consideradas por sua experiência com patologias específicas. (ISOLAN et. al;, 2022)
Leia artigo mencionado completo abaixo.
Fontes: Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia - acesse PDF aqui.
Referência bibliográfica: ISOLAN, Gustavo Rassier et. al. A Curva de Aprendizado em Cirurgia de Base do Crânio - Do laboratório de microcirurgia à sala cirúrgica. Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia Vol. 41 No. 4/2022.
DOI: https://doi.org/ 10.1055/s-0042-1758221 ISSN 0103-5355
Comments