Nos Estados Unidos um grupo de pesquisadores relatam as dificuldades de saber se a doença de Cushing não terá uma recorrência ao ser tratada cirurgicamente. Devido esse cenário eles propuseram em estudo avaliar se a medição intraoperatória de ACTH poderia prever o resultado após a cirurgia. Segundo artigo o método utilizado foi:
Estudo de coorte retrospectivo de 55 encontros consecutivos com doença de Cushing que tiveram os níveis de ACTH no plasma periférico medidos no intraoperatório antes, durante e após a ressecção do tumor. O desfecho primário foi a remissão, definida por 2 medições negativas de cortisol livre na urina de 24 horas ou 2 medições negativas de cortisol salivar à meia-noite. Um modelo de aprendizado de máquina de regressão logística foi gerado usando a eliminação recursiva de recursos. (ZACHARIAH et. al., 2023)
O grupo obteve resultados positivos da técnica aplicada e pode concluir que o ACTH intraoperatório pode prever o resultado após a cirurgia.
Leia artigo mencionado completo abaixo.
Fontes: Operative Neurosurgery - acesse PDF aqui
Referência Bibliográfica: ZACHARIAH, Marcus A. et.al. Intraoperative Predictor of Remission in Cushing Disease. Operative Neurosurgery 24(4):p 460-467, April 2023.
DOI: 10.1227/ons.0000000000000560
Comments