Pesquisadores de Aracaju publicaram um artigo onde realizaram uma revisão dos demais estudos sobre Hematoma Epidural. Após extenso levantamento os autores chegaram a conclusão que Hematoma epidural não traumático simula um aparecimento infrequente de múltiplas doenças. Médicos precisam despender cautela aos diversos rumos deste quadro e enfatizar a importância do exame físico e antecedentes dos pacientes. Devido a falta de informações sobre o tema aconselha-se que ainda mais trabalhos científicos sejam produzidos a este respeito. Em seus resultados descrevem:
A revisão da literatura resultou em 1,156 registros nas bases de dados, dos quais um total de 164 artigos com texto completo foram incluídos na síntese final; mais 22 estudos relevantes foram adicionados. Um total de 89 estudos de caso foi incluído, fornecendo 95 pacientes únicos. Havia uma predominância de coagulopatias como a principal etiologia do HED espontâneo. Um total de 45,3% dos pacientes apresentava lesões em > 1 lobo cerebral. A intervenção cirúrgica foi o tratamento mais comum realizado. Um total de 24,2% dos pacientes morreu. (SOUZA JUNIOR, MEDEIROS e PEREIRA
Leia artigo completo abaixo.
Fonte: Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia - acesse PDF aqui
Referência Bibliográfica: SOUZA JUNIOR, Joilson Francisco de; MEDEIROS, Luiz Eduardo Dantas Cerqueira; PEREIRA, Carlos Umberto. Intracranial Epidural Hematoma. Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia Vol. 42 No. 1/2023.
DOI: https://doi.org/ 10.1055/s-0042-1756140. ISSN 0103-5355.
Comments