Pesquisadores da Fundação Universidade Regional de Blumenau, do Hospital Santo Antônio e do Departamento de Neurorradiologia Intervencionista, Hospital Santa Isabel, igualmente de Blumenau (SC) publicaram pesquisa sobre Malformação Arteriovenosa Cerebral, em especial na veia da galeno.
O estudo descreve 3 casos de pacientes entre 5 a 12 meses de idade cujo quadro de MAVG foi tratado com embolização endovascular. Os 3 relatos ainda mostram que as crianças também haviam constituído modificações cardíacas, respiratórias ou neurológicas quando recém-nascidos. (ZIMMERMANN, Amanda Cristina et al, 2021)
Mesmo com desfechos diferentes na narração de cada episódio, o texto promove uma interessante discussão a respeito da alta mortalidade que a doença apresenta. Desta forma o desejo de se alcançar sucesso no tratamento está, entre outros fatores, relacionado a um diagnóstico precoce. Embora, como expõe Zimmermann et al. (2021), a evolução do quadro de cada paciente se mantém conectada à suas condições ao nascer.
Leia artigo completo abaixo.
Fonte: Portal Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia - acesse aqui PDF
Referência bibliográfica do artigo: ZIMMERMANN, Amanda Cristina et al. Malformações aneurismáticas da veia de Galeno em pacientes pediátricos submetidos a tratamento endovascular: Relato de 3 casos. Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia Vol. 40 No. 4/2021, dez. 2021.
DOI https://doi.org/10.1055/s-0041-1730372. ISSN 0103-5355.
Comments