top of page

SELEÇÃO DE OUTUBRO: Relato de tumor intracraniano operado em duas etapas

Pesquisadores de Curitiba (Paraná) descrevem em artigo científico o caso de um paciente masculino 21 anos, o qual apresentava hipoacusia e hipoestesia em face esquerda, cefaleia parietal esquerda, assim como dificuldade para mastigar e ansiedade. Através de exames de ressonância magnética pode-se averiguar longa formação na fossa posterior com extensão para caverna de Meckel, fossa média e pterigopalatina. Por causa da dimensão do tumor, o paciente foi submetido a duas ressecções cirúrgicas.


Exames descreveram o tumor como compatível com schwannoma de nervo trigêmeo, tipo mais raro entre os tumores intracranianos. Os sintomas deste tipo de tumor variam entre parestesia e dor facial, porém, devido ao efeito compressivo do tumor, disfunção de outras nervos cranianos podem ocorrer. Na maioria dos casos, a ressecção microcirúrgica é o tratamento de escolha, sua execução faseada pode ser uma opção considerável no tratamento de grandes volumes, pois facilita a remoção de desses tumores, além de prevenir complicações.


Leia artigo mencionado completo abaixo.


Referência bibliográfica do artigo: ROSSA, Isabella Cristina Mendes; CHAVES Jennyfer Paulla Galdino; MATTOZO Carlos Alberto. Giant Trigeminal Nerve Schwannoma Operated in Two Steps: case report. Jornal Brasileiro de Neurocirurgia: Vol. 33 Nº. 2, abr, mai, jun 2022. p. 240-244


コメント


bottom of page