Pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica de Goiás publicaram um estudo na revista científica Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia a respeito de uma revisão extensa da literatura sobre o tratamento de alcoolismo com uso de técnicas como estimulação cerebral profunda e colocação cirúrgica de implante. Os autores comentam que:
"O abuso de álcool tem impacto na saúde pública em todo o mundo. O tratamento conservador para alcançar a abstinência consiste na desintoxicação combinada com psicoterapia e uso de drogas, mas estima-se que apenas metade dos indivíduos alcance a abstinência de longo prazo com os tratamentos disponíveis. Nesse sentido, a neurocirurgia surge como proposta terapêutica." (ALMEIDA E SILVA, 2022)
Em conclusão, Bruna Almeida e Ledismar Silva (2022), apontam que ainda é necessário um maior número de pesquisas e estudos que abordem este assunto, mas que seus levantamentos indicam que as regiões do córtex cingulado e o NAcc são promissores alvos cirúrgicos para ajuda neste tipo de tratamento. Assim como a estimulação cerebral profunda está se tornando uma técnica eficaz.
Leia artigo mencionado completo abaixo.
Fonte: Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia - acesse aqui PDF
Referência bibliográfica do artigo: ALMEIDA, Bruna Veronese de; SILVA, Ledismar José da. Neurocirurgia no tratamento do transtorno por uso de álcool: Uma revisão sistemática da literatura. Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia Vol. 41 Nº. 1/2022, mar. 2022.
DOI https://doi.org/10.1055/s-0041-1733866. ISSN 0103-5355.
Comments