top of page

SELEÇÃO DE SETEMBRO: Relações entre diabetes gestacional e COVID-19 em estudos obstétricos

Em artigo científico para a revista American Journal of Obstetrics & Genecoly estudo investiga se o diabetes mellitus gestacional é um fator de risco independente para desfechos maternos e neonatais adversos em gestantes com COVID-19.


Texto mostra que a pesquisa foi conduzida com 1.490 mulheres com COVID-19 com idade média de 31 anos. Como resultado foi verificado que o diabetes mellitus gestacional não foi associado a um desfecho materno adverso. No entanto, mulheres com sobrepeso ou obesidade, o diabetes mellitus gestacional foi independentemente associado ao desfecho materno primário. Mulheres com sobrepeso ou obesidade com diabetes mellitus gestacional que requerem tratamento com insulina apresentaram risco aumentado de um curso grave de COVID-19. Os resultados maternos adversos foram mais comuns quando o COVID-19 foi diagnosticado com ou logo após o diagnóstico de diabetes mellitus gestacional do que o diagnóstico de COVID-19 antes do diagnóstico de diabetes mellitus gestacional. Para entender melhor cada caso veja texto completo da pesquisa.


Leia artigo mencionado completo abaixo.


Referência bibliográfica do artigo: KLEINWECHTER, Helmut J et. al. Gestational diabetes mellitus and COVID-19: results from the COVID-19eRelated Obstetric and Neonatal Outcome Study (CRONOS). AJOG – American Journal of Obstetrics & Genecoly: vol. 227, issue 4, p631.e1-631.e19, out 01, 2022.


Comments


bottom of page