top of page

Terapia térmica intersticial a laser guiada por IRM assistida por robô em pacientes pediátricos

No Hospital Infantil Sant Joan de Déu Barcelona (Espanha) um grupo de pesquisadores realizou um trabalho com objetivo foi expor a efetividade, segurança e eficiência do MRIgLITT para aperfeiçoar hemisferotomias e desconexões de TPO para epilepsia refratária em pacientes pediátricos. No texto é descrito os métodos e resultados obtidos:


Oito procedimentos foram realizados em 6 pacientes com epilepsia resistente a medicamentos. A idade dos pacientes variou entre 4 e 18 anos (média de 10 ± 4,4 anos). Os pacientes haviam sido previamente submetidos a hemisferotomia (4 pacientes) e desconexão da TPO (2 pacientes) no hospital. Foi utilizado o sistema Visualase assistido por um braço robótico Neuromate. A trajetória de ablação foi planejada ao longo da conexão residual. As características demográficas e de epilepsia dos pacientes, precisão do robô, detalhes da ablação a laser, complicações e resultados foram coletados prospectivamente. (CANDELA-CANTÓ et. al., 2023)

De acordo com o artigo os pesquisadores concluíram que a retirada a laser é um procedimento seguro para cirurgias desconectivas completas e possibilitou o controle da epilepsia em 5 dos 6 pacientes relatados na análise. Perante esses dados a continuidade dos estudos nesta érea é ressaltada e encorajada pelos autores devido aos bons resultados iniciais.


Leia artigo mencionado completo abaixo.


Referência bibliográfica: Candela-Cantó, S., Muchart, J., Valera, C., Jou, C., Culebras, D., Alamar, M., Becerra, V., Artés, D., Armero, G., Aparicio, J., Hinojosa, J., & Rumià, J. (2023). Completion of disconnective surgery for refractory epilepsy in pediatric patients using robot-assisted MRI-guided laser interstitial thermal therapy, Journal of Neurosurgery: Pediatrics, 31(1), 61-70. Retrieved Jan 10, 2023


Comments


bottom of page