top of page

Impressão 3D em Neurocirurgia Oncológica: estudo publicado no Jornal Brasileiro de Neurocirurgia

Pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba, em conjunto ao Instituto Neurológico da mesma cidade publicaram artigo sobre o treinamento de técnicas cirúrgicas em Neurocirurgias Oncológicas com auxilio de tecnologias de impressoras 3D para produção de protótipos.


Apesar das diversas possibilidades apresentadas por essas tecnologias os autores afirmam que sua utilização no meio estudado ainda não são consistentes. Por esse motivo eles fizeram uma revisão sistemática que obteve o seguinte resultado:


revisão sistemática utilizando os termos apropriados nas bases de dados PubMed e SciELO entre julho e dezembro de 2021. Os artigos foram classificados de acordo com sua aplicabilidade em Educação e Simulação e/ou Planejamento Cirúrgico. Foram constatados resultados positivos nos aspectos citados, com benefícios para os pacientes e equipe cirúrgica. Nesse sentido, a MA [manufatura aditiva ou impressão 3D] demostrou promover uma experiência prévia à cirurgia, auxiliando na predição do risco de ressecção, além de melhorar significativamente o entendimento da afecção e do procedimento. (MARTINAZZO et. al., 2023)

Leia artigo completo abaixo.


Referência Bibliográfica: MARTINAZZO, Enzo Oku et. al. 3D Printing in Neurosurgical Oncology: a systematic review. Jornal Brasileiro de Neurocirurgia: 34 (2): 237-244, 2023


DOI: https://doi.org/10.22290/jbnc.2023.340216


Comments


bottom of page