top of page

O papel da enfermagem na neurocirurgia

O editor chefe da revista científica norte americana Neurosurgery fez neste mês de maio um edital refletindo sobre o papel da enfermagem na neurocirurgia. Para o autor Douglas Kondziolka (2023):


Envolver-se no cuidado de pacientes com distúrbios neurológicos desafiadores e debilitantes, em um ou mais ambientes clínicos diferentes, é um compromisso com a excelência. [...]Temos muita sorte de ter enfermeiras no ambiente de prática que nos ajudam a levar os pacientes e familiares a uma compreensão de seus próprios desafios médicos e a ajudá-los a navegar no que é certamente um momento de ansiedade. Seu comportamento calmo e sem pressa pode ajudá-los em uma interação potencialmente frustrante com o sistema de saúde, diminuindo a preocupação e as noites sem dormir, pelo menos até certo ponto. As enfermeiras nas enfermarias do hospital fornecem os cuidados pós cirúrgicos de recuperação, esperançosamente para um retorno imediato para casa, mas às vezes para uma internação prolongada que pode evoluir para contatos mais pessoais com pacientes, amigos e familiares. As interações pessoais e práticas envolvidas são verdadeiramente especiais e vão muito além das expectativas de um “trabalho”. Na sala cirúrgica, nossos enfermeiros têm o mesmo compromisso com o profissionalismo, a comunicação, o cuidado e a redução de erros. (KONDZIOLKA, 2023)

Esperamos que não apenas no dia 12 de maio - Dia Internacional do Enfermeiro - essa profissão tão essencial na área da saúde seja lembrada.


Leia matéria completa abaixo.


Referência Bibliográfica: Kondziolka, Douglas MD, MSc; Editor-in-Chief, Neurosurgery Publications. A Reflection on Nursing in Neurosurgery. Neurosurgery 92(5):p 893, May 2023.


DOI: 10.1227/neu.0000000000002419

bottom of page