top of page

SELEÇÃO DE AGOSTO: Atividades físicas durante a gestação

Pesquisadoras do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará e da Universidade de Toronto, junto ao Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Estadual de Campinas publicaram estudo a respeito do nível de exercício feito durante a gravidez.


A pesquisa quantitativa foi feita com grupo de 109 mulheres entre 18 e 40 anos, com gestação de único feto em diferentes idades gestacionais. Mais de 70% mulheres do grupo foram classificadas como sedentárias ao longo do período gestacional. A pesquisa aponta que fatores como maior grau de escolaridade, não ter outros filhos, ou não trabalhar ao longo da gestação, estão presentes na parte de 19% do grupo que apresentou prática de exercício físico. (MIRANDA et al., 2022)


As autoras (MIRANDA et al., 2022) esclarecem a importância de identificar quais elementos ou características estão impedindo com que as gestantes introduzam e mantenham uma rotina de atividades físicas. Apenas desta forma será possível o aconselhamento apropriado para cada paciente.


Leia artigo completo abaixo.



Referência Bibliográfica do Artigo: MIRANDA, Larissa Antunes et al. Fatores associados com o nível de atividade física e a prática de exercício em gestantes de alto risco. Revista Brasileira Ginecologia e Obstetrícia Vol. 44 Nº. 4, abr. 2022.


bottom of page