top of page

SELEÇÃO DE DEZEMBRO: Impressão 3D para planejamento pré-operatório

Pesquisadores de Curitiba e Campinas apresentam trabalho em revista científica Jornal Brasileiro de Neurocirurgia sobre o uso de tecnologias para estudo e treinamento médico. A possibilidade de fabricação de modelos por impressoras 3D vem ajudando a prática de Neurocirurgia Cerebrovascular.


Alguns autores conseguiram gerar modelos individualizados de redes vasculares complexas, como as malformações arteriovenosas, para facilitar o planejamento cirúrgico, obter melhores resultados, ensinar pacientes e residentes, e reduzir o tempo e as possíveis complicações perioperatórias. Assim, a manufatura aditiva facilita a simulação cirúrgica sem causar danos ao paciente. (NUNES et. al., 2022)

O intricamento da armação vascular das MAVs e a dificuldade de sua visualização em exames de imagem fizeram com que o uso de modelos tridimensionais impressos se proliferarem para melhor identificação da artéria de alimentação assim como da veia de drenagem. A produção de tais modelos se mostrou útil na idealização da operação, na escolha da método cirúrgico, no treinamento de residentes, entre outras situações.


Leia artigo mencionado completo abaixo.


Referência Bibliográfica: NUNES, Niandra et. al. Impressão 3D no Planejamento Pré-operatório de Malformações Arteriovenosas Cerebrais. Jornal Brasileiro de Neurocirurgia: Volume 33, Número 4, out./nov./dez. 2022. p. 533-540


bottom of page